sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cadeira de rodas com nova tecnologia proporciona mais liberdade a paraplégicos

O designer David Bulfin desenvolveu a iBot DEKA, uma cadeira de rodas cheia de inovações concebidas para capacitar as pessoas com deficiência a viver normalmente e não dependerem de nenhuma infra-estrutura de acesso. 

Essa cadeira de rodas foi baseada na tecnologia Segway, e usa uma estrutura de rodas modular que dá a paraplégicos a capacidade de sentar, levantar e subir escadas com mais conforto e independência. A DEKA possui um sistema que, quando o usuário se desloca para uma postura ereta, se ajusta automaticamente ao corpo do mesmo alterando a sua forma.

Outra vantagem do produto é que ele possui um sistema de computação que trabalha com um servidor em casa, ou seja, a cadeira de rodas se torna um dispositivo de estilo de vida, pois possibilita que o usuário manipule GPS de navegação, por exemplo. 

Caso o usuário caia da cadeira, há um outro dispositivo que faz com que a DEKA localize e aborde o mesmo. Além disso, também funciona como braço da chave sem fio, com funcionalidades básicas de controle remoto. 


Por fim, essa cadeira de rodas possui quatro pequenas rodas avulsas para uso interno, que permitem alta manobrabilidade em torno de mobiliário e através das portas. Sobre as rodas principais, a cadeira de rodas iBot DEKA pode atingir uma velocidade máxima de 10 mph. 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/  (29/07/2010)

2 comentários:

  1. saber valor desta cadeira
    ela me interessou contato almirsouza007@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto não sei, porque este artigo veio do Brasil...no entanto no final do meu artigo está o site onde está no Brasil o artigo, talvez eles saibam...desculpe não poder ajudar mais...

      Eliminar