terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que é a Orientação de Precisão? - um Desporto para Todos


A Orientação de Precisão, também conhecida como Trail-O, é um desporto disponibilizado a pessoas com capacidades físicas muito diferentes, incluindo as que tenham limitações de mobilidade muito severas, competindo todas em igualdade de circunstâncias.


Os competidores deslocam-se ao longo de uma pista ou caminho marcado e estudam conjuntos de balizas de controle colocadas no terreno. Dispõem de um mapa muito pormenorizado e de descrições dos controles (sinalética). Com esta informação, têm de decidir qual das balizas corresponde ao elemento do mapa indicado pelo centro do círculo. São permitidas deslocações ao longo do caminho, mas não é autorizada a aproximação às balizas de controle no terreno.
As balizas são designadas pelas letras A a E, tal como se vêem da esquerda para a direita a partir de um ponto de decisão marcado no terreno, e o resultado é registado marcando o respectivo quadrado no cartão especial de controle.
Alguns controles têm tempo cronometrado para a tomada de decisão, o qual é registado nesse momento para desempate entre aqueles que tenham o mesmo número de respostas correctas.



Mais informação no sítio da Federação Portuguesa de Orientação:

Artigos sobre Orientação de Precisão no blog Orientovar:



Sem comentários:

Enviar um comentário