sábado, 3 de dezembro de 2011

IP Leiria oferece "Mil brinquedos, mil sorrisos"


O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai fazer a oferta formal dos brinquedos que recolheu e adaptou para crianças com necessidades especiais no âmbito da campanha "Mil brinquedos, mil sorrisos", durante a II Gala da Inclusão, que se realiza no próximo sábado, dia 3 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Foto: IPL
Foto: IPL

Neste evento, organizado em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, serão entregues simbolicamente os donativos às Equipas Locais de Intervenção Precoce da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, e à Associação Operação Criança Feliz de Cabo Verde.
A II Gala da Inclusão pretende comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e distinguir boas práticas na área. Um júri composto por Rui Carreteiro, representante dos pais de crianças com deficiência, Adalberto Fernandes, do Instituto Nacional para a Reabilitação, e Jorge Fernandes, da Agência para a Sociedade do Conhecimento, atribuirá no evento os prémios “Reportagem / Documentário”, “Investigação aplicada”, “Boas práticas de inclusão no mundo do trabalho”, “Desporto”, “Acessibilidades” e “Mérito regional”, e ainda uma Distinção Honrosa a uma instituição do distrito de Leiria. A Força Aérea Portuguesa vai ser igualmente contemplada com uma Distinção Honrosa como reconhecimento pelo transporte de brinquedos no ano de 2010 para os arquipélagos da Madeira e Açores.

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPL lançou em outubro a quarta edição da campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos”, que teve como objetivo recolher brinquedos com um sistema eletrónico simples, junto de toda a sociedade civil, para serem transformados em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com necessidades especiais.

Este trabalho foi feito por estudantes e professores voluntários do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL, e consistiu na adaptação do circuito de alimentação de cada brinquedo, de modo a que possa ser utilizado a partir de um interruptor externo que aciona o seu funcionamento.

Fonte: IPL

Sem comentários:

Enviar um comentário