quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Banco de Ajudas Técnicas em Vila Franca de Xira


Projecto
“Banco de Ajudas Técnicas”
• Normas
Actividades
• Banco de Ajudas TécnicasA funcionar na Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 1 a 7 em Alverca do Ribatejo. Projecto desenvolvido em parceria com AISC – Associação de Intervenção Social e Comunitária que tem a seu cargo a gestão do Banco.• Campanha de Recolha de Equipamentos Lançamento de uma campanha de recolha de equipamentos para o Banco de Ajudas Técnicas, junto de munícipes que tenham em sua casa alguma ajuda técnica de que já não necessitem e que possa ainda ser utilizada por pessoas que dela necessitem. Pedido de apoio a empresas que comercializem este tipo de artigos.
O que são Ajudas Técnicas?Ajudas Técnicas são equipamentos necessários à prática de cuidados de higiene, repouso, conforto, levante e mobilidade tais como cadeiras e bancos de banho, camas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, entre muitos outros, utilizados por pessoas com deficiência ou incapacidade, que visam prevenir, compensar, atenuar ou neutralizar as suas deficiências, incapacidades ou dificuldades.
Quem pode candidatar-se?Podem candidatar-se aos apoios previstos no Banco de Ajudas Técnicas Concelhio, todos os indivíduos que se encontrem nas seguintes condições:
  • Residam na área do Concelho de Vila Franca de Xira há pelo menos um ano;
  • Sejam portadores de incapacidade ou deficiência que careça de ajudas técnicas, por motivos de perda de autonomia física.
  • Tenham rendimentos mensais iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional em vigor à data do pedido; (este critério poderá ser substituído por resultado de análise sócio económica que justifique a situação de necessidade)
A cedência dos equipamentos técnicos aos cidadãos que deles necessitem, será feita de forma gratuita e temporária.
Qualquer entidade individual ou colectiva pode efectuar doações de equipamentos ao Banco de Ajudas Técnicas, de forma a aumentar a sua capacidade de resposta.
O Banco de Ajudas Técnicas funciona no seguinte local:Associação de Intervenção Social e Comunitária – AISC Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 1 a 7 2625 Alverca do RibatejoTelefone: 219 573 385
Para qualquer informação poderá também contactar:Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Divisão de Saúde e Acção SocialRua Alves Redol nº 16 - 1º - Vila franca de XiraTelefone: 263 285 625; Telemóvel: 969 800 055; Fax: 263 283 028E-mail: accaosocial@cm-vfxira.pt  
Para solicitar o empréstimo de qualquer equipamento pode também dirigir-se a:IPSS de Idosos do ConcelhoInstituições de Apoio a Pessoas com Deficiências ou IncapacidadesJuntas de Freguesia
• Necessita de UTILIZAR Ajudas Técnicas? Dirija-se ao BAT – VFX para solicitar o apoio pretendido
•Tem em sua casa ajudas técnicas de que já não necessita? Colabore e ofereça-as ao BAT – VFX 

Sem comentários:

Enviar um comentário