domingo, 12 de fevereiro de 2012

Alpinista sem pernas escala o Everest em série do Discovery Channel


O Discovery Channel mostra em sua série "Everest: O Preço da Escalada", as dificuldades enfrentadas por uma equipe de 11 alpinistas --três deles guias profissionais-- para chegar ao cume do Everest. A série de seis episódios ainda registra a histórica escalada do neozelandês Mark Inglis, o primeiro alpinista sem pernas a chegar ao topo da montanha.
Mark Inglis perdeu as suas duas pernas abaixo do joelho em 1982, devido ao frio, quando se encontrava a escalar o Monte Cook, o ponto mais alto da Nova Zelândia, e ficou preso a meio da subida por causa de fortes tempestades. Permaneceu 2 semanas numa cavidade no gelo, lutando pela sua vida, juntamente com o seu companheiro de viagem, Phil Doole. O acidente, contudo, não afastou o neozelandês das montanhas. Em 2004, Mark, para “treinar”, subiu o Monte Cho Oyu, no Tibete, que tem 8201 metros de altitude. 24 anos depois de perder as pernas, Inglis encara um dos maiores desafios de qualquer alpinista e parte para a expedição no Everest com o auxílio de próteses de fibra de carbono. Com este feito, foram angariados centenas de dólares, para um centro do Cambodja, que reabilita amputados, vítimas de poliomielite e outras pessoas com deficiência motora.
Inglis realizou sua histórica escalada entre os meses de abril e maio de 2006, a segunda temporada de alpinismo mais mortífera já registrada na história. Logo no primeiro episódio, vê-se que a escalada do Everest tornou-se uma indústria: o acampamento base, local de onde os alpinistas partem para a escalada propriamente dita, parece mais uma pequena cidade colorida, tantas são as barracas armadas na neve. O número de alpinistas no local é recorde.
Alpinistas experientes misturam-se a outros nem tão preparados, o que aumenta os riscos de acidente e mesmo de morte --na série, o líder da equipe, o neozelandês Russell Brice que há 25 anos leva pessoas ao "teto do mundo", se irrita com um dos integrantes do grupo que teima em não seguir suas instruções, pondo em risco sua própria segurança.
O congelamento das extremidades, como aconteceu com Inglis, é apenas um dos riscos dos aventureiros. A falta de ar --que se torna rarefeito à medida que o grupo avança-- é um dos principais problemas da escalada e surgem os riscos de edema cerebral e ataque cardíaco. Na "zona da morte", acima de 7.930 metros, a temperatura chega a - 40ºC e o nível de oxigênio é 70% mais baixo do que ao nível do mar.
A série também registra momentos em que alpinistas perdem o senso de orientação e começam a ter alucinações. Um médico americano que acompanha o grupo liderado por Russel Brice se sente impotente ao tentar auxiliar um indiano de outra equipe que quase morre durante a escalada. "Não há muito o que fazer. Aqui, só sei um pouco mais do que os outros", diz o médico, enquanto alguns homens abandonam a escalada para levar o companheiro de volta ao acamapamento base.
A dramaticidade da situação é ainda maior, pois resgates com helicópteros são impossíveis na região, já que o ar do local não dá sustentação ao aparelho. E o hospital mais próximo está a oito horas de viagem, em Katmandu, no Nepal. Enquanto o telespectador toma ciência destes dados e acomapanha as dificuldades do grupo, a questão que fica é: por qual razão estes homens se sacrificam tanto e colocam em risco a própria vida? Seria o sentimento de superação e poder? Os breves momentos de êxtase de estar onde poucos estiveram? Talvez. A série não tenta solucionar a questão, mas acompanhar a jornada já vale a pena.
Fonte: 24 Horas News

Sem comentários:

Enviar um comentário