sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cadeira de rodas eléctrica sobe ao pódio nacional da “Ciência na Escola”



A CREU (Cadeira de Rodas Eléctrica Universal) foi uma das grandes vencedoras da 10ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, “Ciência na Escola”. O projecto do Curso de Electrónica, Automação e Comando da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) conseguiu um honroso 3º lugar a nível nacional e trouxe para Salvaterra de Magos um prémio de 15 mil euros.

A cadeira de rodas automatizada de baixo custo, movida a baterias e também preparada para receber cargas eléctricas via painel solar, foi um dos 670 projectos apresentados a concurso, uma iniciativa que envolveu 85 mil alunos de todo o país. A CREU, altamente ecológica e amiga do ambiente, já é considerada a menina dos olhos deste ano lectivo do curso de Electrónica da EPSM.

“Este prémio é o reconhecimento do óptimo trabalho que tem sido desenvolvido pelos nossos alunos de Electrónica”, refere o engenheiro José Carvalho. Para o coordenador do projecto, “é importante trabalhar em laboratório com os alunos e verificar que existem bons resultados”.

A Cadeira de Rodas Eléctrica Universal, desenvolvida pela turma do 12º ano de Electrónica, “além de útil, tem todas as condições de implementação”. É que “este kit poderá ser adaptado a qualquer cadeira de rodas com estas características”, acrescenta o formador Hernâni Neves. Além disso, “este projecto foi ao encontro dos objectivos deste concurso”. Recorde-se que o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” visa motivar alunos de diferentes vias de educação e formação para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas. Pretende-se estimular o interesse dos alunos pelas ciências, através do apoio a projectos inovadores.

“Esta foi uma boa aposta da escola”, adianta Luís Rosa. O finalista do curso de Electrónica garante que este projecto, que demorou cerca de 4 meses a ser concretizado, “tem toda a viabilidade em termos de comercialização”.

Para o presidente da direcção da EPSM, a CREU teve por base um trabalho “prático mas ao mesmo tempo multidisciplinar, envolvendo as diferentes áreas do curso”. Duarte Bernardo diz-se orgulhoso por mais um prémio conseguido pela EPSM. Sem querer levantar a ponta do véu relativamente ao futuro, o responsável promete “envolver a escola em vários outros projectos nacionais e internacionais, já no próximo ano lectivo”.

O prémio de 15 mil euros foi entregue na Exponor, em Matosinhos, no passado dia 4, pelas mãos do primeiro-ministro. Pedro Passos Coelho, que já tinha ficado fascinado com este projecto exposto pela EPSM por ocasião da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, voltou a saudar os alunos, professores e a escola pela criação da CREU. O primeiro-ministro chegou ainda a desafiar a escola a registar a patente e a comercializar esta cadeira de rodas automatizada de baixo custo.

Presente na cerimónia esteve também Isabel Leite, secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, que fez questão de recordar que foram “premiados os projectos que integraram uma visão multidisciplinar e que valorizaram os recursos naturais e locais para solução de problemas concretos”.

Fonte: O MIRANTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário