terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lançamento do livro "Testemunhos de Ouro"












 "Testemunhos de Ouro" é o livro que conta a verdadeira natureza dos atletas paralímpicos de Portugal. Como o próprio título indica, onze atletas e ex-atletas participantes em Jogos Paralímpicos dão o seu testemunho, onde contam as suas incríveis histórias de vida, do nascimento até à escolha do desporto como forma de superação e à frutuosa carreira desportiva, com a passagem pelos Jogos Paralímpicos.
 «Ser "normal" é só um estado de espírito», é dito num desses testemunhos. Não pode ser mais verdade. E estes atletas do passado e do presente falam do desporto paralímpico português, projectando-o já no futuro, a partir dos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012 e daí em diante. 
Aos testemunhos dos atletas e ex-atletas, junta-se o do autor, o jornalista Marco António (TVI), como ex-desportista (Atletismo) e confesso desconhecedor da realidade do desporto para pessoas com deficiência. Levou a cabo este projecto precisamente para tentar colmatar essa lacuna pessoal e o desconhecimento que sente na sociedade portuguesa em relação ao desporto paralímpico.
 Testemunhos de: 
- Carlos Lopes, ex-atleta paralímpico retirado da competição após Pequim 2008 e Vice-presidente do CPP

- Luís Gonçalves, atleta paralímpico em Pequim 2008

- Carlos Batista, cavaleiro paralímpico em Atenas 2004

- Sara Duarte, cavaleira que estará presente nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012

- Luísa Silvano, ex-velejadora paralímpica, retirada da competição após Pequim 2008

- Bento Amaral, ex-velejador paralímpico e campeão do mundo de Vela Adaptada, retirado da competição após Pequim 2008

- Lenine Cunha, atleta que estará presente nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012

- Hugo Passos, lutador apontado aos Jogos Surdolímpicos de 2013

- Mário Peixoto, praticante de Boccia paralímpico em Pequim 2008

- José Carlos Macedo, praticante de Boccia que estará presente nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012

- Leila Marques, ex-nadadora paralímpica, retirada após Pequim 2008 e ex-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Atletas entrevistados por Marco António e fotografados por Júlio Barulho, repórter de imagem da TVI. Um trabalho inteiramente sem fins lucrativos. O livro é publicado exclusivamente online,  na página oficial do Comité Paralímpico de Portugal na internet, em versão "default" (fundo branco, letra negra) e "contraste" (fundo negro, letra branca).

Sem comentários:

Enviar um comentário