terça-feira, 23 de outubro de 2012

AR quer “estratégia integrada” para o turismo acessível


A Assembleia da República (AR) recomendou ao Governo a criação de uma “estratégia integrada” para promover o turismo acessível, com “carácter de urgência”. A AR pretende que, no prazo de um ano, “Portugal possa ser apresentado como um destino atento às necessidades, quer do ‘viajante portador de deficiência’, quer das ‘pessoas com mobilidade reduzida’.
A resolução, publicada em Diário da República e assinada pela presidente da AR, Assunção Esteves, aponta que, na referida estratégia, devem ser incluídos “programas de formação dos agentes para o acolhimento e atendimento a este grupo de cidadãos”. Por outro lado, deve envolver “as associações representativas das pessoas com deficiências e incapacidades e, também, as associações representativas do sector do turismo”.
Em Julho, lembre-se, os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP na AR um projecto de resolução para afirmar Portugal como um destino de turismo acessível. O deputado Mendes Bota foi o primeiro subscritor desta iniciativa.
O documento entregue recomendava ao Governo que estruturasse um programa com linhas orientadoras de maneira que, no prazo de um ano, “Portugal possa ser apresentado como um destino atento às necessidades, quer do ‘viajante portador de deficiência’, quer das ‘pessoas com mobilidade reduzida’”.
A resolução foi agora provada pela AR.

2 comentários:

  1. Olá,

    Até acho bem. Mas, por outro lado, quem é que neste momento, tem dinheiro para fazer turismo? As pessoas como nós, na sua maioria, vivem com grandes dificuldades. Se tentassem mais era promover o emprego, protegido ou não, isso sim, era importante. Não nego que o divertimento, não seja importante, mas, aqui neste país, os governantes às vezes, perdem-se em questões que são acessórias e não com coisas realmente necessárias. Quando não têm soluções divagam a fazer de conta que é tudo cor-de-rosa.
    Eu francamente, se pudesse viajar era para partir sem volta e arranjar soluções em outro país.
    Joana

    ResponderEliminar
  2. CORAGEM JOANA, TUDO É TEMPORÁRIO...
    SE APROVAREM O TURISMO ACESSÍVEL, PODEMOS SER VISITADOS POR TURISTAS COM MOBILIDADE REDUZIDA E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E QUIÇA COM EXEMPLOS POSITIVOS VINDOS DE FORA, CÁ DENTRO AS MENTALIDADES MUDEM!!
    A PRINCIPAL MUDANÇA É A DAS MENTALIDADES, O RESTO VEM POR ACRESCIMO! ACREDITA QUE A MUDANÇA ESTÁ PRA BREVE :)
    QUANDO BATER NO FUNDO SÓ PODE SUBIR...EU RECUSO-ME A SER PESSIMISTA, PORQUE SOU DO CONTRA E ISSO É O QUE OS NOSSOS GOVERNANTES QUEREM, QUE SEJAMOS TODOS "COITADINHOS E MISERÁVEIS" COMO ELES, POBRES DE ESPÍRITO.
    CORAGEM JOANA E SORRI SEMPRE, PORQUE TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS!
    UM FORTE ABRAÇO DE LUZ E AMOR
    ISA

    ResponderEliminar