segunda-feira, 25 de março de 2013

Bolsa de Turismo de Lisboa entrega a Cascais o prémio da “Praia mais acessível 2012”


Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível em Cascais. Qualidade em balneabilidade e acessibilidade.
Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível em Cascais. Qualidade em balneabilidade e acessibilidade.

No âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa, decorreu no passado dia 01 de Março, a conferência sobre “Turismo e Acessibilidades”. Foi também apresentado o “Guia de boas práticas de acessibilidade na hotelaria”.

Teresa Monteiro, do Turismo de Portugal, durante o uso da palavra, disse que “na Europa ronda os 80 milhões de pessoa com deficiência, sendo que 10% da população mundial necessita de viajar sem barreiras, em Portugal a percentagem ronda os 07%”.

Segundo Teresa Monteiro, “há aqui uma oportunidade de negócio pois [os clientes com deficiência] privilegiam estadias prolongadas, em época baixa e quando satisfeitos a tendência é voltar”. Esta estratégia de cativar pessoas com deficiência pode também ajudar no combate à sazonalidade.

Neste momento o Turismo de Portugal em conjunto com os seus parceiros tem dois instrumentos para combater a falta de acessibilidades que são: o “Guia de boas práticas de acessibilidades na hotelaria” e “Praia acessível- Praia para todos”.

Para este último projecto, foi referido que “ o numero de praias acessíveis tem vindo a aumentar, neste momento existem 184”.

Teresa Monteiro referiu também que o Turismo de Portugal “continua empenhado e a trabalhar com parceiros públicos e privados e esta nossa linha de actuação com o plano nacional”.

Helena Ribeiro, também do turismo de Portugal foi quem apresentou o guia, que “nasceu da estratégia nacional para a deficiência”.

O guia está organizado pelos seguintes tópicos: Tipo de deficiência, acessibilidades, check-in, mobilidade no interior, check-out, recomendações e glossário.

O objectivo deste guia é servir cada vez melhor este tipo de clientes e com isso atrair um público que muitas vezes se vê impossibilitado de poder executar as mais simples tarefas diárias.

Após a apresentação do guia, seguiu-se a entrega do prémio da “Praia mais acessível 2012”.

Tomou a palavra, Ana Rita Vilhena, do Instituto Nacional para a reabilitação, e durante a sua participação oral, foi possível ver através de gráficos que o número de praias acessíveis tem vindo a aumentar, pois de 2005 até 2012 passou de 50 para 184.

São premiados os dois primeiros classificados de cada concurso anual, e o prémio são equipamentos para ajudar na acessibilidade.

Em 2009 venceu a Praia da Mantarrota em Vila Real de Santo António, no ano seguinte foi a vez da Praia da Luz de Lagos. Em 2011 venceu Grândola.

Em 2012 a vencedora foi a Praia da Conceição em Cascais. Em segundo lugar ficou Miramar de Vila Nova de Gaia, sendo pela primeira vez também atribuída uma menção honrosa, sendo a sua destinatária a Praia fluvial de Valhelhas na Guarda.

Frederico Almeida, vereador do pelouro da Acção Social da Câmara de Cascais foi quem recebeu o prémio e em declarações ao Hardmusica revelou que “Para Cascais é um orgulho pois é uma forma de reconhecerem o trabalho que fazemos”.

O vereador revelou ainda alguns projectos que visam apoiar as pessoas com mobilidade reduzida. “A nível de transporte adaptado temos um protocolo com as associações de bombeiros que permite que cerca de 100 pessoas beneficiem de um meio de transporte adaptado para a escola, no caso de quem estuda e para o trabalho, para quem trabalha, temos o projecto Vela Activa que beneficia cerca de 50 pessoas não só no transporte até ao mar, como depois de embarcações adaptadas e ainda o projecto Guardiões da mobilidade, em que o objectivo é que os jovens fiquem desde cedo sensibilizados para as questões da mobilidade condicionada”

Frederico revelou ainda que Cascais está apto a poder ser considerado “O concelho mais acessível”, prémio que poderá brevemente vir a ser atribuído juntamente com o da “Praia mais acessível”.

Fonte: hardmusica

Sem comentários:

Enviar um comentário