terça-feira, 18 de junho de 2013

Programa ocupacional para surdos adultos


ImagemCom apenas um mês de existência a "Quinta Social da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel (ASISM)" conta com três surdos que foram contratados ao abrigo do programa PROSA e mais dois surdos que são voluntários.
Os surdos integrados no novo projeto da Associação de Surdos começaram a trabalhar no dia 5 de junho e mostram-se muito motivados com o projeto social.
"Estão extremamente motivados e voluntariaram-se para começarem a trabalhar antes do contrato de trabalho ter entrado em vigor", afirma Isabel Castro e Silva, coordenadora do projeto.
Este projeto tem como objectivo principal a criação de estruturas de apoios aos cidadãos surdos, pois, hoje em dia, há um maior número de surdos desempregados com baixa escolaridade, com competências reduzidas a níveis laboral, social e pessoal que resulta numa baixa empregabilidade. "Fora a conjuntura atual, os surdos têm uma empregabilidade mais baixa e este projeto começa exatamente para começar a dar resposta às necessidades atuais", acrescenta a coordenadora do projeto.
Os produtos que estão a ser cultivados pelos surdos inseridos no projeto "Quinta Social da ASISM", e que já foram plantados por eles, vão ser recolhidos e divididos pelos próprios, pelos sócios e pelos familiares. "O objetivo aqui não é o lucro mas sim a ocupação", explica.
A Associação de Surdos, como associação sem fins lucrativos, não tinha recursos económicos suficientes para suportar este projeto se não fosse a ajuda de várias entidades. O terreno onde está a ser feito o cultivo do mais variado tipo de produto (ervilhas, couves, abóbora, cenoura, entre outras) foi cedido à associação, por um sócio, onde foi feito um contrato de exploração.
"Nós recebemos apoio para a contratação dos três surdos e pedimos donativos a algumas empresas da ilha. Toda a ajuda é bem vinda", frisa Isabel Castro e Silva, coordenadora do projeto.
A agricultura praticada na quinta é biológica, sem qualquer tipo de produtos químicos. Na terra foi colocado estrume que "também nos foi cedido".
Segundo Isabel Castro e Silva, coordenadora do projeto a "Quinta social da ASISM", também os utensílios na quinta, como as pás, enxadas e martelos foram entregues por donativos de empresas e particulares.
Com a criação deste projeto que tem uma duração mínima prevista de cinco anos, pretende-se promover a inclusão deste público alvo, os surdos, promovendo, assim, formas saudáveis de ocupação de tempos livres e desenvolvimento de competências de trabalho.
Para além de todos os objectivos com caráter mais geral, o projeto também tem um caráter mais pedagógico, em que "a quinta não será apenas cultivo", mas vais estar dividido de forma a ter várias zonas, entre elas, a "zona de lazer para que as crianças também participem na quinta", explica.
A coordenadora do projeto e psicóloga da Associação de Surdos agradece o apoio e colaboração de todas as entidades públicas e privadas e pessoas em nome individual.



Fonte:Açoriano Oriental

Sem comentários:

Enviar um comentário